quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Contexto Histórico

1922 - Realização da Semana de Arte Moderna no Teatro Municipal de São Paulo, propondo renovações nas artes plásticas, música e literatura. Organizadores: Oswald de Andrade, Di Cavalcanti, Mário de Andrade, Paulo Prado e outros.


1923 - Tarsila do Amaral pinta A Negra .

1924 - Blaise Cendrars visita o Brasil e viaja com os modernistas de São Paulo às cidades históricas mineiras.

Oswald de Andrade lança o Manifesto da Poesia Pau-Brasil defendendo a simplicidade, o primitivismo e um nacionalismo autêntico.

1925 - Gregori Warchavchik lança o manifesto ìAcerca da Arquitetura Modernaî em São Paulo.


Surgimento do grupo verde-amarelo, liderado por Plínio Salgado, Menotti del Picchia, Cassiano Ricardo cuja proposta de nacionalismo ufanista expõe-se ao Pau-Brasil.

1926 - Gilberto Freire lança o manifesto regionalista em Recife, com a proposta de articulação interregional e valorização da cultura popular. Marinetti visita São Paulo e Rio de Janeiro.

1927 - Formação do grupo Anta, em São Paulo, desdobramento do grupo verde-amarelo.

1928 -Tarsila do Amaral pinta O Abaporu .

Oswald de Andrade lança o manifesto Antropófago, em São Paulo, com a proposta de devoração da cultura e técnica importadas, e sua reelaboração de forma autônoma, transformando produto importado em exportáveis.

Criação da Revista de Antropofagia, em São Paulo.

Publicação de Macunaíma , de Mário de Andrade.

1929 - Lançamento do Manifesto Nhenguaçu Verde-Amarelo, em São Paulo, adepto do integralismo, versão nacional do nazi-fascismo.

Le Corbusier visita o Rio de Janeiro e São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário